Obrigatoriedade do Receita Saúde: Recibos médicos digitais a partir de 2025

A Receita Federal anunciou uma nova medida que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2025 para tornar as declarações do Imposto de Renda mais seguras e transparentes. Trata-se do Receita Saúde, um sistema digital obrigatório para profissionais de saúde pessoas físicas, como médicos, dentistas, psicólogos e fisioterapeutas, que terão que emitir recibos médicos exclusivamente por meio da plataforma. 

O objetivo principal é combater fraudes em declarações do Imposto de Renda, tanto de pacientes quanto de prestadores de serviço, garantindo que todas as informações sejam devidamente declaradas.

A partir do momento em que o profissional emitir o recibo no Receita Saúde, as informações serão automaticamente enviadas ao carnê-leão e integradas à declaração de Imposto de Renda do paciente. Essa comunicação direta entre os dados do prestador de serviço e do contribuinte diminui significativamente o risco de inconsistências e erros, praticamente eliminando as chances de cair na malha fina.

Embora a obrigatoriedade tenha começado apenas em 2025, os profissionais já podem utilizar o sistema de forma retroativa para serviços prestados em 2024, permitindo que os dados sejam aproveitados na declaração de Imposto de Renda do próximo ano.

Texto publicado por Nathan Pennacchioni
Voltar para página de conteúdo