Pequenos negócios podem renegociar dívidas com até 95% de desconto até 31 de dezembro
O Governo Federal anunciou que os pequenos negócios têm até o dia 31 de dezembro de 2024 para renegociar suas dívidas bancárias, com descontos de até 95%. O programa Desenrola Pequenos Negócios, criado em maio de 2024, já beneficiou cerca de 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
Seu principal objetivo é estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento social, oferecendo financiamentos diretos por meio dos sistemas financeiros e contando com incentivos tributários para facilitar a renegociação das dívidas.
O programa está disponível para empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e que possuam dívidas inadimplentes há mais de 90 dias, independentemente do valor ou do tempo de atraso. Além disso, outra alternativa é o ProCred 360, que oferece uma opção adicional para MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Essa iniciativa disponibiliza linhas de crédito exclusivas com juros mais baixos, também com prazo até 31 de dezembro de 2024 para adesão.
Além disso, as dívidas do Simples Nacional podem também serem quitadas de forma on-line, com desconto de até 100% nos juros e multas, além de parcelamento em até 133 meses. O prazo para aderir a essa possibilidade é 31 de janeiro de 2025.
Essas iniciativas visam a apoiar os pequenos negócios, oferecendo condições mais favoráveis para a recuperação financeira e o fortalecimento do empreendedorismo no país.